Futebol: gênese da violência e saúde

 

I - ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE

A atividade física é reconhecida pela ciência por proporcionar equilíbrio físico, mental e social e prevenir inúmeras doenças, inclusive cardiopatias, neoplasias e doenças degenerativas.

Esporte é uma atividade física com regras.

Futebol é um esporte com regras próprias e diferenciadas no futebol de salão, futebol de 7, futebol de areia, futevôlei, futebol de campo, solteiros e casados, no meio da rua,  torneio na quadra do condomínio, Campeonato Estadual, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro de Futebol, Libertadores da América, Liga dos Campeões da Europa, Copa do Mundo, etc.

II - FUTEBOL PROFISSIONAL

O futebol profissional é um esporte que tem como meio a condição física e como finalidade regras que geralmente priorizam classificação e o primeiro colocado, o campeão. Muitos clubes têm sala de troféus que destacam os de campeão. Alguns clubes possuem memorial com telões, fotos, etc.: uma viagem histórica mostrando glórias e conquistas.

No futebol existe punição com falta, mas o contato, o corpo a corpo, é normal e pode não ser falta. Assim, a contusão é normal. Lesão, sangramento, distensão e fratura acontecem normalmente e podem não caracterizar irregularidade, não transgridem as regras do jogo. Portanto, a virtude da atividade física de proporcionar saúde e qualidade de vida não é prioridade pelas regras. Uma jogada violenta e que lesiona surge à luz da legalidade.

Os times de futebol têm uniforme com o distintivo no peito e um hino com letra semelhante a hinos nacionais que enfatizam garra, luta, defender o ideal, vencer, ser campeão.

Jogadas fortes podem significar garra, luta, vontade de vencer, o que é enaltecido. Jogador ou time que não faz isso não pode vestir a gloriosa camisa, pois jamais será campeão.

Vencer pode ser resultado das regras, da justiça desportiva, da justiça comum ou de uma interpretação do juiz.

Vencer é um objetivo social.

Vencer implica em alcançar resultados e, paradoxalmente, pode negligenciar efeitos benéficos da atividade física.

Vencer pode canalizar para outras consequências indesejáveis, como a violência dentro e fora do campo, que ocorre no mundo inteiro.

Assim, a gênese da violência não está no futebol enquanto atividade física, mas no futebol como esporte com regras engendradas em valores sociais.

III - FUTEBOL É ATIVIDADE FÍSICA QUE PROPORCIONA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Futebol é uma atividade física praticada no Brasil pela população em todas as idades.

Crianças brincam com uma bola. Idosos se reúnem para fazer rachão. Amigos alugam quadra ou campo alguns dias da semana para jogar futebol.

Esse futebol é uma atividade física benéfica e prazerosa que aumenta os laços de amizade e, como toda atividade física praticada adequadamente, proporciona saúde e qualidade de vida.