A prática da atividade física melhora a qualidade de vida do funcionário e a produtividade da empresa

    Atividade física é qualquer movimento corpóreo produzido com maior intensidade pelos músculos esqueléticos causando um maior gasto energético. Se o aumento deste gasto for planejado para melhorar a função física, é um condicionamento físico.

    Esporte é a prática de atividade física com natureza competitiva, com regras.

    A atividade física praticada adequada e regularmente modifica o organismo. O número de artérias aumenta, o diâmetro das artérias aumenta, o coração fortalece, o sistema cardiovascular fortalece, a musculatura fortalece, o sistema imunológico fortalece, enfim, o organismo fortalece e fica menos suscetível a doenças.

    A energia utilizada na atividade física aeróbica vem da combustão dos nutrientes pelo oxigênio do ar. Estes nutrientes são pincipalmente glicose e gordura. A gordura é queimada e a pessoa emagrece. As placas que entopem as artérias também desaparecem evitando AVC e infarto do miocárdio.

    São atividades aeróbicas a caminhada, ciclismo, natação, corrida, etc.

    A atividade física também diminui o estresse e problemas emocionais, aumentando a sociabilidade.

    Assim, a atividade física proporciona equilíbrio físico, social e mental, ou seja, saúde e qualidade de vida.

    A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática da atividade física.

    A mecanização e a comodidade levaram ao sedentarismo. Como consequência, metade da população brasileira tem sobrepeso e, por isso, as doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, entre outras doenças, se tornaram epidemias.

    Os funcionários das empresas fazem parte dessa população e, consequentemente, são atingidos pelo sedentarismo, sobrepeso, obesidade e doenças.

    Funcionário com saúde e qualidade de vida e é sociável, torna o ambiente mais agradável, tem mais disposição para o trabalho, produz mais e possibilita que os outros também produzam.

    A empresa que investe em atividade física para os funcionários tem menos ausências no trabalho por doenças, os funcionários interagem no trabalho e a produtividade aumenta.

    Há várias alternativas para esse investimento e muitas empresas fazem isto: contratação de preparadores físicos, academia na empresa, pagamento de inscrições para participação do funcionário em eventos esportivos, etc.